Inicio   e-mail   Favoritos

 
 

Visitas

Visitantes

 

CULTURA

Biblioteca Pública de Barrancos

 

A Biblioteca Pública de Barrancos é um equipamento cultural, inovador a nível nacional, instituído pelo Município de Barrancos [CMB] e pelo Agrupamento de Escolas de Barrancos [EBI], sendo o resultado da fusão da Biblioteca Municipal “José Saramago” e da Biblioteca Escolar de Barrancos, que são extintas automaticamente, tendo como destinatários a comunidade educativa e a população de Barrancos em geral.

 

A Biblioteca dispõe de sete zonas ou área individualizadas, que prestam serviços distintos, tais como, Zona de Atendimento/Gestão; Leitura Formal/Consulta de material e livros; TIC – espaço multimédia e de acesso à Internet; Leitura Informal/Áudio; Visionamento de Vídeos, CD e DVD; Produção de trabalhos com materiais externos à biblioteca e Lúdica-Pedagógica.

 

Livro do mês

 

Sinopse

 

Na ilha da Madeira, na segunda metade do século XIX, Eugénia Maria desespera com o estado de saúde da sua filha Isabel, de quinze anos, vítima de tuberculose: esta encontra-se cada dia mais fraca e o veredicto do médico não inclui a promessa de melhoras.

 

Para a animar, a mãe resolve contar-lhe o segredo da própria paternidade, sobre o qual Isabel nunca deixara de fazer perguntas. Mas a história começa, naturalmente, muito antes, no dia em que nasceu a avó da rapariga, em março de 1775.

Acompanhamos, pois, a vida fascinante de uma das netas do marquês de Marialva, educada no Brasil por uma mestra com ideias independentista e, mais tarde, dama da corte e aia da princesa Carlota Joaquina. Assistimos à sua paixão por William Beckford e à sua obediência cega a Deus e à coroa. Vemo-la abandonar o Paço na companhia de um médico e passar o resto da vida chamando <<afilhada>> à filha em conventos aonde chegam com atraso as notícias das Invasões Francesas e as cartas de uma amiga que se propõe interceder junto de D. João VI  para reparar todas as injustiças contra ela cometidas.

 

Baseando-se em factos reais, depois de uma pesquisa de cinco anos nos lugares onde viveu Eugénia de Meneses, consultando espólios de várias famílias e documentos sobre a época.

 

Sugestões de leitura

Contatos

 

Biblioteca Publica de Barrancos

 

Edifício da EBI de Barrancos

Rua de Angola, s/n.º

7230 - 003 Barrancos

 

Telf: +351 285 950 650

 

fax: +351 285 950 638

 

E-mail: cmb.biblioteca@cm-barrancos.pt

 

 
     

Câmara Municipal de Barrancos - Praça do Município, 2 - 7230-030 BARRANCOS - Telef. 285 950 630 - Fax 285 950 638 - geral@cm-barrancos.pt

© Município de Barrancos 2016 - Todos os direitos reservados