Inicio   e-mail   Favoritos Siga-nos

 

 

AUTARQUIA

Serviço Municipal de Proteção Civil

  De acordo com a Lei de Bases de Proteção Civil (Lei n.º 27/2006, de 3 de Julho), proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

O SMPC tem como Missão, assegurar as atribuições municipais no domínio da proteção civil e da segurança, nos termos da Lei e/ou Regulamentos de âmbito Municipal.

Compete ao SMPC assegurar o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, bem como centralizar, tratar e divulgar toda a informação recebida relativa à proteção civil municipal.

O SMPC é dirigido por um (a) Coordenador (a) Municipal de Proteção Civil, cujo recrutamento e competências se encontram reguladas por lei.

Esta unidade, compreende as seguintes subunidades orgânicas:

- Gabinete de Proteção Civil (GPC): Compete ao GPC/SMPC assegurar o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, bem como, todo o planeamento de emergência. Funcionam no âmbito deste gabinete, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e o Conselho Municipal de Segurança (CMS), com as atribuições, competências e composição previstas na lei ou regimento interno.

- Gabinete Técnico Florestal (GTF); Sem prejuízo das atribuições previstas na lei, compete designadamente, a elaboração e posterior atualização do Planeamento de âmbito florestal, nomeadamente, Plano Municipal de Defesa da Floresta, Plano Operacional Municipal (POM) e Regulamento Municipal de Uso do Fogo, bem como a gestão técnica operacional da Equipa de Sapadores Florestais (ESF). Funcionam no âmbito do GTF, o Conselho Cinegético Municipal de Barrancos (CCM) e a Comissão Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios (CMDF), com as atribuições, competências e composição previstas na lei ou regimento interno.

Projetos Financiados pelo Fundo Florestal Permanente

Apoio ao Equipamento das Equipas - Brigadas de Sapadores Florestais - 2020

Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais 2020

Apoio ao reforço das equipas de sapadores 2020

Apoio ao Funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais – 2019 a 2021

Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais 2019

Documentos

Contatos

Nacional: 112

Bombeiros Voluntários de Barrancos: Estrada Nacional 258, s/n - 7230-022 Barrancos

Telefone:  GERAL: 285 950 100  

Telemóvel: GERAL: 968 339 519

E-mail Direção e Serviços Administrativos: secretaria@bvbarrancos.pt

E-mail Comando: comando@bvbarrancos.pt

E-mail Central Telecomunicações: central@bvbarrancos.pt


GNR Barrancos: 285 958 112


MUNICÍPIO DE BARRANCOS

Central: 285 950 630

Comandante Operacional Municipal - cmb.com@cm-barrancos.pt

 

 
     

Câmara Municipal de Barrancos - Praça do Município, 2 - 7230-030 BARRANCOS - Telef. 285 950 630 - Fax 285 950 638 - geral@cm-barrancos.pt

© Município de Barrancos 2016 - Todos os direitos reservados