Ir para conteúdo
Notícias CMB
Reconhecimento e proteção do Barranquenho
29 de setembro, 2022

Com a aprovação da Lei nº. 97/2021, de 30 de Dezembro, "Reconhecimento e proteção do Barranquenho e da sua identidade Cultural", o Estado Português reconhece o direito a cultivar e promover o Barranquenho, enquanto veículo de transmissão do património cultural imaterial, instrumento de comunicação e elemento de reforço de identidade da população de Barrancos. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Barrancos e a Rádio Pax, em parceria, vão realizar um projeto intitulado "A língua e a cultura barranquenha".
Composto por uma série de programas, o projeto pretende, entre outros objetivos:
- Dar a conhecer à sociedade em geral o trabalho científico desenvolvido sobre a Língua e Cultura de Barrancos;
- Recolher, tanto quanto possível, gravações sonoras em Barranquenho que serão enviadas para o Arquivo Sonoro Nacional e Centro Interpretativo, abrindo espaço à criação de um pequeno fundo do Barranquenho;
- Estimular a comunidade baixo alentejana a conhecer e a aprender a falar algumas palavras e/ou expressões em barranquenho;
- Ter disponível no sítio da Rádio Pax todos os programas, por forma, a que todos possam ouvir sempre que quiserem;
- Elabora uma reportagem fotográfica que englobe todos os momentos das gravações, por forma a criar um álbum que serve de apoio à estratégia promocional ao Turismo local, tanto pela autarquia como pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT).
Esta parceria permite destacar o Barranquenho na comunicação social regional, bem como perpetuar a língua, tornando-se numa fonte de futuros estudos científicos.
O projeto inicia a 30 de setembro e ao longo de todo o dia será feito o levantamento de informação junto de algumas instituições, bem como da população.
É necessário continuar a escrever a nossa história, o contributo conjunto permitirá cristalizar a nossa cultura.
Toda a colaboração será bem-vinda em prol do Barranquenho e de Barrancos.