Ir para conteúdo

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Barrancos - PERU

A reabilitação urbana apresenta-se atualmente como uma prioridade nacional, e uma oportunidade de intervenção ativa para a revitalização das cidades, vilas e aldeias, e melhoria do desempenho energético-ambiental do meio edificado. Os aglomerados urbanos têm assistindo à degradação progressiva das suas estruturas urbanas, dos seus edifícios, dos seus espaços exteriores.

Uma degradação decorrente do envelhecimento próprio, da sobrecarga de usos, ou ainda do desajustamento dos desenhos da sua organização a novos modos de vida. Por isso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de processos de reabilitação urbana integrada, racionalizando recursos e evitando intervenções dispersas que possam revelar-se contraditórias. A Vila de Barrancos possui artérias, largos, ruas, espaços verdes e equipamentos públicos com elevado valor patrimonial, urbanístico e identitário, sendo que alguns se encontram em mau estado de conservação e para os quais é necessária uma intervenção integrada, que dê a Barrancos uma nova centralidade e que deverá resultar no fortalecimento das funções urbanas da Vila de Barrancos que, enquanto sede de concelho, deve organizar o território e concentrar em si as funções e os recursos necessários à sua população e às populações dispersas em seu torno.

 

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Barrancos - PERU

Edital nº 493/DR/2016, de 27 de maio - Discussão pública do projeto de Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Barrancos

Anterior
1
...